terça-feira, 27 de outubro de 2009

on est ce qu'on est (I)



estava no primeiro ano de faculdade, e tinha, entre outras, duas dificuldades: por um lado, era introvertido (chegaram a chamar-me anti-social, e foi uma amiga), mas na altura havia lá mais de nós e a coisa ia-se compondo; por outro lado, era preguiçoso (ainda sou, sendo que a introversão resolvi com garbo e sem modéstia), pelo que os meus trabalhos não se destacavam (ainda hoje acontece algo do género, mas não por ser preguiçoso a trabalhar (porque não o sou a pensar nem sonhar), mas porque tenho preocupações menos comuns, menos vistosas).

um dia de apresentação de trabalhos, em que achava fraco o que tinha feito, por comparação, (o objectivo era montar uma exposição num determinado espaço, de um determinado pintor. eu escolhi dali, e o espaço replicava o quadro que ilustra o post. recordando-o, ao trabalho, estava bom, era genuíno), um colega (de graça marco, se bem recordo) disse-me algo do género: "não te deu trabalho a fazer? tem orgulho dele". não foram estas as palavras finais, mas a ideia era exactamente.

na altura, gostei de ouvir (também afectava a minha faceta introvertida), e fui crescendo nessas áreas a partir daí. hoje, quando confrontado com trabalhos de colegas que têm preocupações diferentes das minhas (e soluções, em consequência), mais vistosas e gabadas, não faço comparações de valor. faço de preocupações, porque se ralam eles com isto e não valorizam aquilo, coisas do género.

é por isso que discordo muitas vezes de muitas soluções (não embarco muito em modas, e a arquitectura anda a navegar muito por aí, por cá), mas não as distrato. procuro entender, quando me parecem valer o esforço de compreensão, e mesmo mantendo discordância, cresço.

não temos de ser os melhores do mundo para o maior número de pessoas. temos de ser o melhor que formos capazes, para nós. os que nos entendem (amem ou apenas entendam), apreciam isso, concordem ou não.

p. s.- o título do post tem (I), porque provavelmente haverá um (II), já que a frase tem também significado noutro contexto.

Sem comentários:

Enviar um comentário