quinta-feira, 12 de março de 2009

magia



há gente positivista, acerca da vida. ou seja, cingem-se a aspectos palpáveis, práticos, científicos. nada contra, em certas questões também sou.

outras há que acreditam no sobrenatural, que tudo é regido por forças que desconhecemos. há depois uma sub-hipótese do fatalismo, em que andamos ao sabor desse sobrenatural, sem nada poder; e uma outra, em que é possível, através de estudo, fé, promessas, ameaças, choros, leitura de estrelas, mãos, cartas e o diabo, antever, e em consequência controlar, o futuro.

não sei bem onde me encaixo nisto, porque não me acomodo em nenhuma das perspectivas: há situações acerca das quais sou prático, estupidamente pragmático, nada me demove; e outras em que só consigo imaginar o mundo cheio de magia, com feitiços e encantos, fadas e duendes, almas que se salvam sem explicação rigorosa (não considero explicação rigorosa alguém levar umas palmadas no rabo ou, de repente e sem motivo palpável, encontrar-se).

eu hoje fui duas vezes atingido por magia...

de tarde, uma pessoa que amei (nunca deixamos de amar, em certo sentido) comentou este blogue, comigo, por telefone: a magia não foi estar certa ou errada, não foi dizer que gosta de ler-me, foi entender o que isto é, conhecer-me. ela disse que lê isto e vê que isto me realiza e faz feliz, e é mesmo só isso.

outra magia que aconteceu, o gustavo dorme e janta cá
. ainda dizem que não há fadas...

5 comentários:

  1. Supercalifragilisticexpialidocious!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. e eu que pensava que neste post comentavas as palmados no rabo, e tu sais-me com ocus pocus...

    ResponderEliminar
  3. well...
    Podia dizer-te que somos atingidos por magia, quando estamos preparados para receber magia, mas prefiro não ir por aqui, pois deduzo que logo virá a terreiro uma certa alma vinagreira que eu conheço.Como sabes parte da minha infância e adolescência passei-as no seio da virgem Maria, ou seja tive catequese, dei catequese, orientei grupos de jovens e sou crismado, não que isso alguma vez me tenha valido para coisa alguma.
    Hoje tenho a consciência, que sem me dar conta fui substituindo o fervor religioso, pelo método cientifico.
    Recordo a abertura de um programa apresentado pelo Arthur C. Clark, que passou por cá há uns bons 20 anos atrás:
    Sobre um fundo negro surgia a caveira de cristal descoberta numas escavações já não sei nem onde, nem quando,que tinha a particularidade de ser perfeita, sem quaisquer marcas que pudessem identificar como tinha sido produzida. O teste do carbono indicava no entanto, que era super antiga com milhares de anos.
    Uma frase legendava a caveira em jeito de sub-título:" O que hoje é magia, amanhã será ciência".
    Por aqui me fico.
    Sobre religião, deixo uma indicação de um documentário que pesquei por magia no isohunt.
    Religulous[2008]DvDrip[Eng]-FXG,apresentado pelo Bill Maher, conhecido comediante norte-americano.
    É do melhor!
    Tenho a certeza de que se o vires, vais encontrar o teu caminho ;-)
    Se não tiveres acesso ao documentário e quiseres muito, como quem busca a salvação, basta pedires.
    Eu faço umas rezas e conjuro uns quantos espíritos e faço aparecer uma cópia na tua mão quando cá vieres.

    ResponderEliminar
  4. tens uma maneira muito mais suave de disparar ao lado que o checo, deixas o estúdio animado (prefiro ver isto sem paredes divisórias, tu entendes).
    mas eu tenho problemas em pedir seja o que for, gosto de chegar às coisas por mérito. enfia lá a mão na consciência, bem fundo, toda lá dentro, e vê se mereço a tal cópia... não é que esteja à procura de caminho, mas também sabes que gosto de horizontes largos.

    ResponderEliminar
  5. Não era minha intenção disparar contra ninguém.
    Se existe um concurso para ver quem acerta mais, eu também quero!Já agora, quem é o alvo e qual é prémio?
    Reconheço que gosto de atirar sobre zombis, por isso é que escrevi(...)" no seio da virgem Maria", para ver se aparecia algum gambuzino.
    Com alguma sorte ainda aí aparece o chek-chek a apregoar que o seu vinagre tem propriedades curativas.
    (sim gosto do teu estúdio animado)
    Quanto ao mérito, discordo totalmente.
    Se um amigo meu necessita de algo e se eu puder ajudar, nem preciso de meter a mão na consciência, dou e prontus.
    A não ser que por falares em mérito, estejas a oferecer os teus préstimos para algo que desconheço.
    Se quiseres 1 fim de semana destes enaltecer-te na meritória função de conviva, podes trazer uma sapateira viva ou umas patas de caranguejo real para Telheiras, ( a Madalena trata disso)estás à vontade, e depois podes receber o DVDzito de consciência tranquila :-).
    Se quiseres verdadeiramente iniciar-te no caminho dos bem-aventurados e ponderares aligeirar a tua consciência com o referido marisco, digo-te já que é uma excelente ideia, o CH3COOH é alérgico.Mais fica, tenho ali umas zofobas tenrinhas para ele.
    Quanto à questão dos teus problemas em pedir seja o que fôr, meu amigo só te posso dizer, " quem não chora, não mama!" ou muito melhor, como dizia Rimbaud: " par delicatesse j'ai perdu ma vie".
    Tenho uma t-shirt que me deu o sr.vinagre, que diz precisamente isso. Como eu tenho um problemita com o mesmo assunto,resolvi ficar com ela.
    É por isso que o checo faz mais ruído quando acerta ao lado...

    ResponderEliminar