sexta-feira, 6 de março de 2009

critérios de salvamento



hoje trago uma provocação pessoal, em formato pergunta: "se toda a humanidade estivesse condenada (o "se" é optimista, paciência, já lá chegamos), e vocês pudessem salvar apenas uma pessoa, convosco, quem salvariam?".

pergunta demasiado fácil para quem tem (só) um filho, e inutilmente cruel para quem tem dois ou três, por isso, vamos colocar como adquirido que todos os filhos das duas pessoas que se salvavam eram igualmente salvos.

para almas altruístas, que escolheriam a pessoa a salvar de acordo com o critério de maior número de filhos, para repovoar, e tal, não tenho mais nada a acrescentar, não escrevo mais para vocês, vão brincar com as vossas pilitas (se não tem, brinquem com outra coisa, ou peçam emprestado).

alguns de vós, mais perspicazes, perceberam que é uma pergunta com truques. aqueles muito perspicazes (ou os que me conhecem melhor) até já vêem os truques a saltar. para os outros, aqui vão: depois de terem escolhido, há algumas questões a colocar-se, se quiserem fazer o obséquio:

1º, foi fácil escolher a pessoa? porquê? teve a ver com o facto de só quererem salvar uma pessoa, ou com o de essa pessoa se destacar entre todas as que amam? de não haver nenhuma que gostassem de salvar, ou de não conseguirem escolher entre todas as que gostariam?

2º, que é essa pessoa? familiar, amigo, amante, o jardineiro, um chef de cuisine (não é má escolha...), a vossa gerente de conta (a minha está escolhida), professional trainer, o(a) menino(a) a quem telefonam quando estão sozinhos, por cem euros (se for barato, escusam de enviar coments a perguntar a quem telefono por esse preço, não faço ideia das tarifas actuais, atirei ao calhas)? e já agora, antes de me virem aqui ler, tinham consciência de que a pessoa vos era assim tão importante (e cara, digo eu, se pagam cem euros por sexo. há quem faça de borla e com gosto)?

3º, (está é opcional, mas almas corajosas respondem frontalmente) estão convictas de que essa pessoa também vos escolheria a vós? e pelos mesmos motivos?

4º, (e aqui está a questão romã) que tem vossas excelências feito para a salvar?

todas as almas necessitam ser salvas, e cada um(a) deve salvar a de um(a) outro(a). por questões humanitárias e de sanidade mental.

p.s.- quanto ao optimismo no "se toda a humanidade estivesse condenada", pensei, quando o escrevi, que no desenvolver disto lá chegava, mas a coisa pessoalizou-se. por este motivo, fica adiada para calendas a questão da humanidade no seu total, e a humanidade nem reclama, porque está habituada.

4 comentários:

  1. Bem, com esta deixaste o pessoal todo de bico calado, talvez com medo da «patroa»/mestre-dono-e-senhor-dos-seus-destinos.

    Eu, como já matei o monstro da monogamia (e para os mais religiosos, afirmo que foi à mais de 3 dias, logo, não pensem que vai retornar do pó), atrevo-me a comentar.

    E posso-te dizer que levar só uma pessoa não tá certo. Tinha que ser quase um robot, pra saber limpar, passar a ferro, cozinhar (caçar, pescar...). Já não se fazem pessoas assim.
    E só uma pessoa não dava pra levar a familia man. Nem os amigos. Qual seria o interesse de ir pra um sitio sem levar a familia e os amigos?

    Olha, já sei o que fazia. Salvava um qualquer Charles Manson, e uma certa e determinada pessoa que odio até ao tutano. Escolhia esses dois. Um era o que eu salvava (o menos ignóbil, o Manson) e o outro personagem ia na minha vez. :-D
    É batota assim?

    ResponderEliminar
  2. tu é que sabes, mas fazias melhor jogada com a minha gestora de conta e a beresova (aquela do ténis que joga de preto)...

    ResponderEliminar
  3. iveta benesova, embaralhei-me com o nome da moça, em vez de embaralhar com ela, joga muito bem...

    ResponderEliminar
  4. È só truques. E então é as loiras? Como comentam?
    Se a família já ta excluída, porque já ta incluída, no meu caso são os Ascendentes…eu escolhia o robô do Jack, para empregada de limpeza, e depois alguns Amigos…quais, ficam no segredo dos Deuses….
    Quanto a alma….1º a minha, se não me salvar a mim, também não salvo ninguém….

    ResponderEliminar