quinta-feira, 12 de março de 2009

elogio da estrutura



já estava comprometido e já estava a tardar.

a mim, a estrutura das coisas fascina-me. não falo só de estrutura de edifícios, mas de estrutura em geral, perspectiva ampla do conceito: estrutura urbana, estrutura social, estrutura pessoal, estrutura musical, literária, composição gráfica, estruturas orgânicas (conchas, folhas, esqueleto de animais), estão a apanhar a ideia?

acontece que uma das características profissionais que desenvolvemos (nem todos, há várias maneiras de exercer a profissão, mas muitos de nós), é perceber como as coisas são feitas, como funcam, como se sustentam.

é aqui que entra a estrutura. é onde tudo começa a materializar-se, é o que suporta cada coisa, aquilo que a faz ser assim, e não de outro modo, a verdade oculta.

parênteses: (confesso que neste meu método de análise e compreensão,
a estrutura acaba por se juntar à ideia génese. na realidade, a estrutura existe imediatamente após essa ideia, mas com uma proximidade tal, de tal modo imediatamente após, que as misturo. suponho que por ambos os conceitos, ideia génese e estrutura, serem os que realmente caracterizam algo (whatever), eu atribuo a ambos a qualidade de serem os portadores da verdade desse algo (whatever)).

em consequência, por ser a parte material, a estrutura é o melhor elemento de análise para se conseguir entender o porquê, qual foi a ideia original, qual o motivo de.
se compreendermos a estrutura de algo, a sua razão de ser, entendemos muito facilmente tudo o resto acerca dela, depois. mas se errarmos na estrutura, já não se recupera, depois tudo sai errado.

o que me acontece, quase sempre acerca de quase tudo, é que vejo mais a estrutura do que o exterior, a parte visível, e tomo posição pela estrutura, é por ela que me rejo. por isso, ligo pouco a aparências, e não as valorizo nada. a verdade está noutro sítio, é preciso ir busca-la.

a menos que seja uma estrutura aparente, que não se tape ou esconda. nesse caso, nada a buscar, apenas desfrutar.


http://www.youtube.com/watch?v=7VOXc86vxC0

http://www.youtube.com/watch?v=QXLsna21FWo

http://www.youtube.com/watch?v=UYtIFM1ek_M

Sem comentários:

Enviar um comentário