segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

tigres, punhais e dragões



ontem vi um filme excelente, "dragon, tiger, gate", artes marciais chinesas. tenho visto ultimamente vários filmes de origem chinesa, vários géneros e temas.

é para mim o povo mais genuinamente oriental dos orientais (pré-conceito, claro).

gosto das artes marciais, da cena de voarem (no strings attached), de um certo conceito de desvalorização da própria existência pessoal em valorização de algo maior (sociedade, mestres, conceito nacional e/ou imperial), tão oposto ao viver ocidental. onde eles são (sub)servientes e deferentes, nós somos os donos de todos os direitos, os primeiros a comer e a satisfazer (são a mesma coisa, eu sei). onde os orientais se engrandecem por serem parte de algo grande, nós fazemo-lo por sermos maiores e mais visíveis e mais vistoso(a)s que o vizinho(a) (já não tenho pachorra para jeeps e cabelos oxigenados...).

confesso que eu nunca fui admirador da beleza chinesa, com duas excepções: uma colega linda de morrer, que tive na faculdade, e o amante chinês, d' "o amante", versão cinematográfica da história da duras.

mas acontece-me que grandes amores ou paixões só me sejam reveladas (perceptíveis) ao fim de tempo considerável, muitas vezes porque as vejo, finalmente, na perspectiva pela qual me apaixonam (com bilal foi assim, nem lhe ligava, até ver uma exposição de prachas originais d' "a caçada", no festival de bd da amadora).

ultimamente, dou-me conta, converti-me ao imaginário asiático.

acho fantástico a maneira como amam, o desprendimento e entrega com que o fazem. suponho que quem tem pouco a perder pode arriscar mais...

e o modo como se relacionam com o conceito de honra: os que a valorizam, fazem-no acima de tudo; os que a desprezam, apresentados como seres reles, desumanizados.

se ainda for a tempo de corrigir o anúncio de uns post's atrás, quero uma mulher romã chinesa. porque ela de certeza me vem enfeitada com flores de romãzeira no cabelo, e o quimono ligeiramente descaído pelo ombro direito.

5 comentários:

  1. E como é que ficam os pés?
    Os pés é que são o diabo!
    Os "lírios dourados" deixam-me horrorizada!

    ResponderEliminar
  2. toda a razão. não há culturas perfeitas (nem pessoas), suponho que é um acto de inteligência filtrar o positivo e negativo de cada, e escolhermos a distância de conforto relativamente a elas. mas é uma atitude valorizável melhorar aquilo que tem potencial, ajudar a estripar-lhe os pecados e deixar os pecadilhos. já sei que é assim que me perco, mas que queres?

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo,

    do que te foste lembrar... MULHERES e ORIENTAIS ainda por cima!!!
    Isto sem querer menosprezar as INTRÉPIDAS LUSITANAS!!!
    O Nacional também pode ser bom!!

    ... e não bastasse, ainda houve quem aflorasse o tema, PÉZINHOS FEMININOS!!!
    `
    ... é muito para um homem só!!

    Os "lírios dourados" tiveram resultados desatrosos, mas a intenção era boa,
    uma tentativa de erradicação das "PATUDAS"!!
    Ainda no tema "patinhas" junto-me ao norrin e faço aqui um apelo às moçoilas deste
    nosso jardim à beira-mar plantado, digam NÃO aos sapatos de salto alto, estilete ou raso,
    aos ténis e às horríveis sabrinas!!! Pézito é para andar descalço, quando muito uma sandalita ou o chinelito!! E como há sempre a excepção à regra, para as noites de algemas, ligas e chicote, aí sim o uso obrigatório da bota de cano alto ou sapato salto de estilete.

    Antes de me ir embora, queria deixar-te uma sugestão para futuro tema deste blog; não quer
    dizer que prefira o 80, decididamente não, então que fique no 8, mas acho triste esta moda hoje em dia da completa desflorestação do corpo feminino. O deserto só com dunas e vales torna-se monótono! É preciso reavivar a tradição ancestral da mulher Ibérica!! O repovoamento arbustivo, controlado claro, nada de selvas amazónicas, na zona axilar e à volta do Oásis. Quanto ao resto só deserto claro!! Está muito bem assim!! Isto vem a propósito de uma fotografia da madonna de 1979 que encontrei aqui:
    http://www.christies.com/LotFinder/lot_details.aspx?from=searchresults&intObjectID=5176357&sid=fff5d265-14f6-48de-8b1f-d2a90c5bc115

    Ha, é verdade quanto ao tema principal, chinesas, mulheres orientais, enfim meu amigo, só me ocorrem ideias depravadas, obscenas, indecorosas, não as posso descrever aqui...
    Mas a elas, às Lidias, as Anas, às Vanessas, às Marias e a todas as outras aqui fica espressa a minha gratidão:

    http://www.youtube.com/watch?v=n4zRe_wvJw8&feature=related

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. o assunto da vegetação é assunto, sim. everywhere

    ResponderEliminar
  5. É tudo uma questão de valores, e as escolhas que são do ser humano! Cultura apaixonante sem duvida. Dedicada, paciente e com uma forma de ver as coisas que transparece nas imagens e na forma como fazem filmes. pode ter muita pedra partida e muita pancada e barulhos, mas tem sempre, até na manga, imagens de beleza em que parece que o mundo para por uns segundos...

    Conseguem filmar e transmitir sentimentos...

    Beijo

    JB

    ResponderEliminar