segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

amor homossexual



esta é o post 69. descansem os que reclamam que só falo de sexo, não é essa abordagem que vou fazer hoje. o assunto deste 69 é amor. neste caso, e por escolha minha, amor homossexual.

é verdade que não há amor homo ou hetero, há apenas amor e mais nada.

mas como não está assim definido pela lei nacional (quer dizer, está, na constituição, mas quem legisla evita ler essa parte), o assunto, mais do que amor, é liberdade de opção, de deveres e de direitos.

eu tenho o nosso primeiro em fraca conta. acho que o maduro devia ter feito muito mais, porque tinha todas as condições para isso. está errado quem pensa que em tempos de dificuldade há que sobreviver, é nestas alturas que se pode apelar ao melhor de cada um, porque as pessoas estão mais disponíveis quando tem menos a perder. e eu acho que ele apela pouco, apenas o essencial e mais meia dúzia de questões. ora temo que ter introduzido a questão do casamento homossexual no programa de governo seja uma dessas questões da meia dúzia, mas...

o facto é que introduziu, e pode com isso eliminar mais uma incongruência da legislação portuguesa. precisamente a questão da constituição, que já ouvi ridicularizada por gente muito patriota. aquilo não é um livro de conselhos, porra, é a lei hierarquicamente superior de portugal. ou bem que se cumpre, ou se muda, mas sejamos congruentes.

agora o aspecto mais relevante da questão (as leis são muito bonitas, mas a alma é que conta): porque raio não hão-de duas pessoas puder estar juntas, ter família, confiar-se, admirar-se, respeitar-se mutuamente? porque não hão-de contituir a sua família apoiada no casamento civil (com a igreja não me meto, sou agnóstico praticante)? eu não sou adepto do casamento, nunca fui, casei e correu mal (há uns post's disse, em piada, que a culpa tinha sido dela, mas a verdade é que foi principalmente minha). mas se algum casal sente essa necessidade ou desejo, tem o direito de materializar o seu amor no casamento. aliás, o único requisito para duas pessoas se casarem, devia ser o de se amarem e sonharem juntas (vá lá, não riam).

se duas pessoas podem casar por interesse, e divorciar-se por questões fiscais, como há descaramento de impedir que os que se amam se casem, só porque vão à mesma casa de banho no shopping?

a história da família tradicional não cola: quantos casais estão divorciados, quantas crianças tem meios(as) irmãos(ãs), quantas mães solteiras há, quantas adopções e fertilizações químicas? o mundo mudou. as pessoas divorciam-se, se estão mal casadas. as pessoas juntam-se, se se amam e não querem casar. as pessoas deviam poder casar-se, se amarem alguém do mesmo sexo. não tenho nada contra a tradição desde que não atrapalhe o crescimento da humanidade (vide escravaturas, sexismos, fundamentalismos religiosos e outros).

a questão, caros leitores (incrível como nunca me lembrei de escrever isto! ok, eu sei que é foleirito, não repito), é pré-conceito. é acharem, os que são diferentes, que não pode haver algo certo se não for como o que fazem. eu acho que cada um manda na sua casa (e manda de forma partilhada, se estiver num casal), e tem de respeitar a casa dos outros, para que respeitem a sua.

se duas pessoas, conscientemente, se amam, deviam puder casar-se.

p.s.- admito opiniões diferentes, e que as expressem, aqui. também admito opiniões semelhantes, e que as expressem, aqui. mas, se as querem publicadas, tem de as expressar com respeito pelas diferenças (de opinião e de opção).

7 comentários:

  1. O teu admitir que a maioria da culpa é tua...puro fogo de vista....esconder arrependimento do que aconteceu...qt ao tema central do post, sinceramente confesso ser altamente preconceituosa relativamente a este assunto, no entanto penso e digo que todos devem ser respeitados, independentemente das escolhas, sejam elas de que índole forem. Muitas coisa tem que mudar...

    ResponderEliminar
  2. não perco tempo com culpas. o que há para mudar, muda-se. e se bem me recordo, tinhas preconceitos, mas também prazer... ou sonhei?

    ResponderEliminar
  3. Falei de 2 coisas diferentes. Tinha e tenho...o prazer é relativo...cada um tem o pleno direito às suas escolhas, apesar de eu ser contra a algumas opções e reivindicações que se fazem hoje em dia...

    ResponderEliminar
  4. como é ser contra e ter prazer na mesma?

    ResponderEliminar
  5. Falo do post e não e situações pessoais...elogios a qualquer outra situação, será num outr post qualquer e não neste....

    ResponderEliminar
  6. faço post's por pedido, sabes? mas tens de pedir com jeitito...

    ResponderEliminar
  7. É melhor n entrar por ai, até porque nunca cederias a um pedido meu a esse nível (nem a esse nem a nenhum...

    ResponderEliminar