domingo, 22 de fevereiro de 2009

sporting 3 - 2 benfica




fui ao futebol. jogo bom, estádio cheio, e de bónus, ganhamos. com mérito.

gosto muito de futebol, mas vou muito poucas vezes (quando era puto, era sócio, ia a quase todos os jogos). e aborrece-me ir, se o jogo for monótono, ou se jogarmos mal. o último que me recordo de ir lá ver, ganhamos 3-1, e foi uma seca, pareciam solteiros e casados.

é diferente ver na televisão (vídeo killed the radio strars, tv's killing football), no estádio há a envolvente toda, fica tudo exponenciado, muito mais intenso. desde o percurso até entrar, comer uma bifana (acho que ainda há couratos...), beber uma cerveja, partilhar as espectativas, "era fix se...", gozar com os adversários (e com os nossos, também). as filas, os cartões magnéticos (antigamente eram bilhetes de papel, a que se rasgava a ponta), as revistas. depois, os golos, gritos e abraços. os erros, "vai-te fuder, cabrón". e a saída, no meio de mil pessoas, todos a sentir mais ou menos o mesmo. futebol é comunhão. comunidade.

eu não gosto do treinas que lá temos, fica muitas vezes curto. e o presidente trata o clube como uma empresa, acho que não percebe bem os conceitos de adepto, sócio. o estádio é feio de morrer, mas tem uma acústica fantástica. e temos jogadores apaixonantes (liedson, carriço, polga, vuk, izma, pereirinha). no entanto, o que mais aprecio,no meu clube, é a academia, o facto de ser um clube de formação. acabamos por gostar de muitos dos jogadores porque os conhecemos desde miúdos, os vimos crescer. dá gosto ter uma equipa feita 60 ou 70 por cento de jogadores da formação a dar luta às melhores do mundo. por vezes...

o meu filho é do porto, eu sou do sporting. está visto que ele não percebe nada de futebol, passa a vida a perguntar qual é qual, só se lembra das cores. fazemos assim: quando o porto ganha, dou-lhe os parabéns, quando ganha o spoting, ele dá-mos a mim. desta maneira, aproveito para lhe ensinar fair play.

4 comentários:

  1. Parabens, pela vitoria e pelo jogo,desta vez mereceram.
    Os Benfiquistas tambem tem fair play. :)

    ResponderEliminar
  2. Não há emoção como abaraçar um companheiro de bancada num golo. E num derbi então...

    Inda bem que tiveste lá man. Fazes falta na bancada, com o pessoal. Mais não seja pela finesse e qualidade dos epitetos que metemos aos nossos «craques» :-D

    ResponderEliminar
  3. Diz o caro Norrin que o "estádio é feio de morrer". Pergunto-lhe: Na sua estante não existe 1 dicionário?
    Então vá procurar em "T".
    Encontrará decerto "Taveirada"
    termo ao qual são associados certos odores pós coito e outras excrescências, presentes nesse museu do azulejo, ode perfeita ao mau gosto.

    Não sei se de algum modo se coibiu, ( talvez por receio do significado profundo inerente ao termo - o cuidado a ter com a retaguarda e tal)de entrar nas casas de banho. A fragrância dizem ser úrica, a julgar pelo que dizem os meus companheiros de clube.

    ResponderEliminar
  4. eu estudava quando ele presidiu à fa.utl, pouco depois do "tá todo lá dentro". nas casas de banho escreveram algo do género "watch your back, tomás taveira is watching you". mas o homem tinha as suas qualidades, é não falo mal de colegas.

    ResponderEliminar