domingo, 25 de janeiro de 2009

elogio do comboio



há uma coisa engraçada acerca de andar de comboio: nunca sai da linha (deus vosso senhor nos livre e guarde), mas cada viagem é uma caixita de surpresas. gosto desta incerteza do que vai acontecer, em paralelo com a certeza do percurso, que nos fica tão disponível para apreciar.

é seguramente o meio de transporte mais romântico (excepto a cena da emanuelle no avião e umas quantas viagens rodoviárias na a1, mas confirmam a regra). quem nunca gozou uma sedução num comboio (e então quando havia os saudosos inter-regionais de antigamente, com os compartimentos!)? quem nunca deu um orgasmo a uma companhia feminina, num comboio da linha de sintra, em hora de ponta?

e se viajarmos com filhos, que delícia vir o caminho todo nas mesas do bar dos inter-cidades, a ver filmes no portátil, a jogar ou na conversa. há sempre alguém que se senta connosco, nunca se sabe quem. e quantas vezes temos diversões gratuitas...

e vir à larga, confortáveis, a ler um livro. ou ao lado de uma rapariga gira a ler um livro que já lemos, e queremos debater. caramba, mesmo que
a rapariga seja feia. ou que seja um fulano gordo que devia pagar parte do nosso bilhete, porque tem parte do rabo no nosso lugar, mas empresta o jornal e tem sentido de humor.

ou vir a dormir a viagem toda (despertador do telemóvel ligado, claro). já experimentaram dormir num expresso da rodoviária? óh martírio, óh impossibilidade, "rais parta" a ideia de vir nisto! num avião também se dorme bem, é verdade, e pela proximidade, é mais fácil sonhar com anjos (ainda faço um elogio da sata, se voar com uma emanuelle nalguma viagem...).

e há ainda os comboios de brincar, os mais antigos com carris e carruagens realistas (uma fortuna), mas também uns mais recentes, módulos de madeira, muito infantis e coloridos. já coloquei uma fotografia deles, num post antigo, é dos meus brinquedos favoritos, e o gustavo também gosta.

quando lhe digo que vamos viajar de comboio, fica mais contente do que eu. gosta de se meter com as pessoas, não sei a quem sairá. o pior é quando passa boa parte da viagem a dizer com qual das outras passageiras eu devia namorar. em voz alta...

2 comentários:

  1. É comum a gente sonhar, eu sei
    Quando vem o entardecer
    Pois eu também dei de sonhar
    Um sonho lindo de morrer

    Vejo um berço e nele eu me debruçar
    Com o pranto a me correr
    E assim, chorando, acalentar
    O filho que eu quero ter

    Dorme, meu pequenininho
    Dorme que a noite já vem
    Teu pai está muito sozinho
    De tanto amor que ele tem

    De repente o vejo se transformar
    Num menino igual a mim
    Que vem correndo me beijar
    Quando eu chegar lá de onde vim

    Um menino sempre a me perguntar
    Um porquê que não tem fim
    Um filho a quem só queira bem
    E a quem só diga que sim

    Dorme, menino levado
    Dorme que a vida já vem
    Teu pai está muito cansado
    De tanta dor que ele tem

    Quando a vida enfim me quiser levar
    Pelo tanto que me deu
    Sentir-lhe a barba me roçar
    No derradeiro beijo seu

    E ao sentir também sua mão vedar
    Meu olhar dos olhos seus
    Ouvir-lhe a voz a me embalar
    Num acalanto de adeus

    Dorme, meu pai, sem cuidado
    Dorme que ao entardecer
    Teu filho sonha acordado
    Com o filho que ele quer ter

    Um Beijo

    JB

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=fJSN3diDRdI

    Letra e Musica Toquinho/Vinicius

    E o link!!!!!

    :D
    JB

    ResponderEliminar