terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

rencarnação



sou céptico acerca de bruxarias e feitiços (excepto num enquadramento sentimental), coisas sobrenaturais. acerca de hipnotismo e outras potencialidades da mente, sendo céptico, não o sou de todo, ou seja, reconheço que o cérebro está por conhecer, e pode bem (deve) ter capacidades que não damos por adquiridas, hoje.

algures, aparentemente na fronteira disto tudo, está a reencarnação. mas pode nem ser na fronteira, e hoje dei-me conta disso, numa daquelas conversas reveladores que me acontecem, ocasionalmente.

vejamos isto: uma pessoa é hipnotizada (há quem seja, estará relacionado com uma capacidade do cérebro permitir acesso a aspectos que gere, contornando bloqueios pelo hipnotismo).

admitamos que uma pessoa, ao ter bloqueios desbloqueados, revela/descobre (re)conhecimentos que não são da sua vida actual, num modo que implica conhecimentos de vidas passadas, anteriores à sua.

céptico quem for, explica que tais conhecimentos podem ter sido adquiridos não por vivência real, do hipnotizado, mas por hear/tell, conhecimentos adquiridos de outros e não seus.

mas e se os conhecimentos forem de tal modo pessoais que apenas podem ser do conhecimento do próprio?

céptico, ainda, explica que tal conhecimento é a materialização de um sonho, e ninguém pode contrapor com precisão, porque o conhecimento é de tal modo pessoal que apenas o hipnotizado, agora sonhador, é único portador dele, pelo que mais ninguém o pode confirmar.

agora, por exercício de hipótese, vamos deixar cepticismos de parte, e olhar para o mundo com reencarnação, com as considerações que abaixo deixo.

logo à partida, uma questão: que acontece às almas, depois do corpo morrer? parece que, sendo puras, ascendem a um patamar de conforto, de onde, agrada-me imaginar, não são expulsas (por mérito de pureza). as pérfidas, por desconforto, penam (daí a expressão almas penadas, imagino), e têm de reencarnar, em busca de aperfeiçoamento.

escrito isto, como uma estrutura de mundo além-físico assente em mérito de pureza de alma me agrada, vamos explorar mais a situação.

consequências imediatas: as almas que reencarnam são as impuras (porque as limpas transitam para o tal universo de conforto), o que explica a quantidade de filha-de-putice que grassa o mundo. outra consequência engraçada é a explicação para determinados fetiches por animais (uma alma que tenha sido carneiro vai manter atracção por ovelhas.....). outra ainda é a questão de amor à primeira vista, que não me cabe, mas pode passar a caber com a ressalva "à primeira vista nesta vida". mais uma, ainda por piada, é a expressão "não tem cabeça nenhuma", que pode derivar de pessoas decapitadas em vidas passadas, e por extensão de lógica, pessoas ostrogodas, que têm dificuldade em civilizar-se, pelo que vão reencarnado sucessivamente (no caso das decapitadas, talvez em busca da uma cabeça original). também pode explicar as sensações extra-corpóreas (em que uma pessoa se vê como se estivesse a flutuar sobre o seu corpo e meio que o rodeia) sem necessidade de recorrer ao alcoolismo.

vou aprofundar o assunto, hoje fico por aqui (chegou visita), sou capaz de retomar. sim, porque retomar temas é quase como reencarnar, mas mais para o fácil.

3 comentários:

  1. Uma delicia ler o teu blog! Adorei! Assunto onde muito se pode divagar, sem dúvida...open mind....beijos. Paula

    ResponderEliminar
  2. é um dos meus temas preferidos, porque gosto de acreditar nas minhas próprias teorias. não acho que apenas as almas impuras reencarnam, acho que são todas. os budas acham que é 49 dias após o corpo morrer, eu acho que esses 49 dias não se podem contar à medida da nossa dimensão, e que podem ser outro número qualquer, até anos ou séculos. e acho ainda que podemos reencarnar tanto no futuro como no passado (desta dimensão). daí algumas pessoas estarem tão à frente do seu tempo, por exemplo, e outras tão atrasadas.

    ResponderEliminar
  3. realmente, isto abre possibilidades mil.
    por exemplo, não me é muito pacífica essa tua linha do tempo, mas talvez se entranhe.
    por outro lado, agrada-me o conceito de recompensa por mérito de alma, logo, qual a melhor vantagem de a ter limpa? um céu cheio de virgens (iacs....) ou reencarnação em melhores condições (em lugar de burros, cavalos)?
    anyway, i'm falling into it

    ResponderEliminar