segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

airbags com "h"



hoje de manhã fui à polícia, resolver uma burocracia. informei-me de qual seria o ramo a consultar, e disseram-me ser a psp (polícia de segurança pública, esclareço por potencial confusão com play station portable). pego em mim e na minha questão, e dirijo-me à esquadra da casa branca, aqui em coimbra.

ao chegar, estavam 3 ou 4 polícias (não sei se se denominam guardas, agentes ou outra coisa, por isso ficam polícias, por o serem de segurança pública) dentro de uma carrinha, porta lateral aberta. que faziam, não sei, estavam a conversar, eu é que achei estranho o lugar para isso, mas que sei eu de actividades policiais..... um saiu quando me viu, e veio perguntar o que pretendia. expliquei que necessitava de determinado esclarecimento, e ele disse-me que podia entrar na esquadra, onde me decidi a fazer este post:

entrando, estavam dois polícias atrás do balcão, um a escrever dedo a dedo no computador, o outro veio ter comigo. eu comecei a explicar que se tratava de um carro do meu pai, que teria sido rebocado, há anos, e vai logo ele: "mas rebocado por quem?", eu que não sabia, que não tinha certeza se sequer teria sido e gostaria que consultassem o registo deles para me informar.

para determinante esclarecimento, tive de repetir àquele polícia umas 3 ou 4 vezes que não sabia quem teria rebocado o carro, antes que se dirigisse ao colega para consultar os registos informáticos, no computador onde o outro tentava, ainda, escrever o que percebi ser um relatório de danos num veículo, o que não estava a correr bem porque ele tinha um olho no monitor, um ouvido no que eu dizia, e o resto da atenção muito dispersa....

decidiu que iria acabar o relatório antes de fazer a consulta, e pediu ajuda ao que me falara antes: "como se escreve airbags?", sendo elucidado que era com "h". aquilo estava a piorar, eu não tinha pressa, mas temia desatar a rir, o que na esquadra não deve dar bom resultado, até porque a advogada me tinha aconselhado a falar gentilmente para obter a informação.....

depois de escrever o relatório todo e debater algumas palavras com os respectivos sinónimos (partido/estilhaçado, e quejandos) entre colegas, lá foi dado a tarefa como terminada. aqui, eu imaginei seria rápido começar a obter informação (o que me parecia a parte mais complexa, enganei-me), porque a fase seguinte a acabar o relatório é a enorme tarefa de fechar a janela onde se escreveu.....

foi real, os dois polícias demoraram pelo menos 5 minutos para fechar a janela, um ia fechando janelas de informação e o outro dizia "minimiza isso, pá", o que não podia ser feito porque, dizia o escritor "tenho de ir à internet......", o outro contrapunha "carrega nesse vermelho", mas não resultava, vinha logo o primeiro dizer "isto abriu outra vez". foram cinco minutos de sofrimento e receio de acabar numa cela a levar bofetadas por me rir da autoridade (não informática, evidente).

bem, terminada a tarefa, janelas fechadas, estava o "meu" inquieto para que o outro lhe fizesse a pesquisa de matrícula, quando o outro, zeloso, me perguntou "então o carro é de quem? foi rebocado, não é?", o que deixou o colega irritado com ele, que inserisse a matrícula!

veio o resultado, a matrícula estava cancelada, assunto resolvido, mas o escritor ainda veio ter comigo, ao balcão, e explicou-me em tom enigmático, de quem confidencia algo que não deve, mas o faz por simpatia com o cidadão que lá se desloca: "olhe, não lhe posso dizer mais nada, mas se quiser, pode ir ao imtt, é ali na fernão de magalhães, lá podem-lhe dizer tudo".

depois acrescentou que o meu pai, tendo recebido uma carta a relatar a utilização do carro (
o que confirmei ali estar a ser feito de forma abusiva, ilegal ou semelhante), em lugar de relatar o facto à polícia (o que eu aliás acabara de fazer, sem que se ralassem com isso) deveria responder à entidade que lhe comunicara o facto, que o carro estava desactivado, mais nada. quem quiser, descubra por si, foi o que eu tive de fazer.

eu saí com a sensação de ter participado num sketch do raúl solnado, daqueles "onde é a guerra?". mas enriquecido, porque airbags se escreve com "h". só fiquei sem saber se com um "h" ou com dois, porque airbags é plural......

1 comentário:

  1. lol, airbags em português não devia ser sacos de ar? que mania que o pessoal tem de falar inglês

    ResponderEliminar