segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

linguagem corporal



subvalorizada, na minha opinião. acho que existe um paralelismo na relação entre linguagem falada e corporal (na comunicação) / sexo e beijos (na intimidade), ou seja, valoriza-se os aspectos mais visíveis sobre os mais eficazes.

há quem foque nos olhares (que também são parte da linguagem corporal, mas a menos importante por ser a mais evidente, logo a mais trabalhada), há quem foque na roupa e acessórios, eu foco no ritmo e gestos (por exemplo, a animação actual também trabalha muito estes aspectos da linguagem corporal dos personagens, como elementos de definição dos seus caracteres).

uma coisa agradável acerca, é que exige atenção, visual e racional, o que permite, num espaço cheio de gente, haver duas almas a comunicar intimamente, em público. a mim, isto agrada.

noutra perspectiva, a linguagem corporal é mais eficaz a delimitar territórios que qualquer outra. uma pessoa pode falar e gritar que algo é seu, que domina, mas é mais eficaz alguém chegar e simplesmente agir como estando em controlo de.

também é mais sincera, porque é fácil aprimorar a mentira oral, praticar encenações, mas o que o corpo sente, normalmente o corpo diz. se uma alma está cansada, o corpo amolece; se outra está triste, por mais que tente rir, o corpo diz o contrário; se outra ainda está feliz, mesmo que queira esconder, o corpo brilha; se ainda uma outra tem medo, o corpo recolhe-se, e se a do lado tem fome, o corpo avança.

é a minha linguagem preferida, deve ser por isso que há quem se queixe de que não dou muita atenção ao que estão a dizer......

Sem comentários:

Enviar um comentário