segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

pequenas responsabilidades



tenho um peixe, em casa, de água fria. tenho-o pelo gustavo (ele escolheu), para ter alguma responsabilidade ("tens de limpar a água, pai"). já tive de água quente antes de ele nascer, devaneio inútil.

tive um gato, o gaspar, vivemos juntos alguns anos, fiquei com histórias para contar, dele. acabou a viver com o meu irmão, quando a minha casa estava em obras e o gato sufocava com o pó ambiente. morreu lá, velhito, e choramos por ele, eu e o meu irmão.

também tenho tido em casa animais de pessoas que viveram comigo (connosco), gatos (a linda, que caçava pombos no telhado e os trazia para dentro de casa, e o puscas, que se deitava no sofá, à espera de ter a cama serena para dormir) e uma cadela, a baunilha, bicho carinhoso como todos os deserdados da sorte que são salvos disso (nos animais o destino é imutável, acho, eles são como são e recebem o que lhes derem).

de plantas tenho vergonha de escrever, porque sou impotente com elas.

quando comprei a casa, uma amiga deu-me um cacto, que morreu de sede. as plantas que têm sobrevivido são trazidas (e mantidas) por quem está cá. excepção foram uns amores perfeitos que ressuscitavam todos os anos, roxos, bem bonitos, eu nem os regava e ressuscitavam na mesma.

agora tenho nenhuma, gostava de ter uma bonsai, não por a ter, mas por ser capaz de a manter viva. por não o ser, não tenho.

um dia, vamos ter uma casa com jardim, para termos um cachorro. com vizinhos, para quando formos para fora ele não ficar sozinho. imagino que vamos busca-lo ao canil, um tão feioso como carinhoso, nem muito grande nem muito pequeno, que goste de ser agarrado.

nesse dia, nesse jardim, vamos ter uma horta, com tomates, cebolas e morangos. e uma romãzeira. e flores, alguém há-de cuidar de termos flores, falar com elas e alimentar-lhes a sede, para que possamos olhar para elas e sentir que estamos bem.

p. s.- espero que o cachorro não estrague as flores..... nem coma os morangos.....

2 comentários:

  1. Brother, todos os cães gostam de ser abraçados.

    Hoje é dia triste...
    http://lhasadesela.com/lhasa_de_sela/menu.php?lang=en

    ResponderEliminar