segunda-feira, 29 de março de 2010

a garrafa de dão da biblioteca de viipuri de alvar aalto



alvar aalto foi um arquitecto finlandês do século passado, cujo trabalho admiro por mérito de coerência, criatividade e capacidade de perceber e intervir poderosa e suavemente no mundo.

penso que em 98 (eu para datas....) houve uma exposição na casa da cerca, em almada, retrospectiva de obra em ocasião de centenário. dessa exposição, para além de optimismo, trouxe uma garrafa de dão, cujo custo de aquisição seria utilizado para recuperar uma obra do arquitecto, a biblioteca de viipuri.

e a história da exposição passou a ter prolongamento na história da garrafa, que tem viajado comigo de casa para casa (felizmente, com excepção de uma, onde teria ignobilmente ficado). e a história da garrafa de dão da biblioteca de viipuri foi-se prolongando, porque eu decidi, numa qualquer altura, que seria aberta numa qualquer ocasião cuja particularidade se assemelhasse ou suplantasse a do dão dentro da caixa de madeira marcada a ferro.

ontem, o vinho respirou, estava intragável para mais de dois goles. mas a garrafa de dão da biblioteca de viipuri de alvar aalto fez jus ao arquitecto finlandês, people were happy.

1 comentário: