quinta-feira, 12 de agosto de 2010

os dois cafés



talvez seja o meu mundo que tem muitas coisas muito estranhas, ou talvez seja eu que tenho apetência e tempo para dar por elas, ou talvez eu seja estranho e ache o mundo estranho quando o olho.

no meu quarteirão há 3 cafés e um restaurante, sendo que um dos cafés se tornou o nosso favorito, por causa do pessoal que lá trabalha (tudo gente simpatiquíssima), dos clientes, novos ou experientes, ao café propriamente escrito, que sabe sempre bem. mais, sugestão ou facto, as pessoas que passam quando estamos na esplanada do café parecem quase todas atraentes, dignas de atenção visual.

50 metros à frente há outro café, onde raramente vamos, porque os donos e funcionários são secos e os clientes estranhos (de um deles pormenorizo(ei) no post acima, quando o escrever(i)). estando o "nosso" fechado para vacaciones, temos de ir ao "outro", e conviver com os clientes do "outro". para se ver a profundidade da diferença entre eles, os clientes do "nosso"
raramente e relutantemente se vêm no "outro", suponho que como nós, apenas aparecem por questão de necessidade.

até aqui, tudo isto é uma história estranha, e mais nada, mas há um facto que a torna digna de descrição: as pessoas que passam pelo meio das esplanadas dos cafés também parecem muito diferentes: pela esplanada do "nosso", quando lá estamos, passam pessoas admiráveis e admiradas; pela esplanada do "outro", raios, só passa gente cinzenta ou snob, indigna de um olhar quanto mais de uma apreciação. isto quando as duas estão no mesmo passeio, sem bifurcações entre elas, e distantes 50 metros, mais metro menos centímetro.

naturalmente isto pode ser explicado por estado de espírito, que influencia a observação. mas mais credível é a ideia de serem mundos diferentes, que acontece existirem em espaços contíguos. pouco ou nada a ver com a atracção de opostos, acho que é uma coincidência infeliz e estranha de localizações próxima entre distantes.

2 comentários:

  1. parece-me sem sombra de duvida que cada cafe faz parte de uma dimensao diferente.

    ResponderEliminar
  2. bem visto, e acho que o mesmo se aplica, em menor intensidade, provavelmente, a outros espaços: supermercados, praias, livrarias.
    deve ser engraçado perceber porque determinada pessoa vai ao mesmo café que outra, mas a um super diferente...

    ResponderEliminar