sexta-feira, 25 de setembro de 2009

intelectual de esquerda



post pequenito, por causa de uma expressão curta (de tamanho e conteúdo).

eu sou um abstencionista convicto. conheço os argumentos todos para não o ser, mas estou convicto, e abstenho-me de votar. não me abstenho de ter e dar opinião, nem o facto de não votar me retira qualquer direito a faze-lo.

uma amiga, por causa do ir votar e para combinar uma coisita para domingo, saiu mais ou menos com esta: "pois, tu vais votar no bloco de esquerda, não é?". eu expliquei que sou abstencionista, falei da minha lista de prioridades onde NÃO votar (onde o bloco está mui bem cotado, sou alérgico a populismos), e ela reconheceu a perspectiva em que nenhum merece credibilidade. a perspectiva dela é outra, ela vota, não sei se porque acredita na pessoa que lidera o partido, no partido, na exequibilidade do programa do partido, por motivo irracional, facto é que ela vota.

até aqui, encantados, cada um respeita as convicções alheias, chama-se democracia e civismo.

onde a porca torceu o rabito foi quando ela acrescentou: "vê lá tu que pensava votavas neles, com esse teu ar de intelectual de esquerda".

tendo princípios caros à esquerda (não que haja partidos que os partilhem), eu tento não ter ar de nada nem de coisa nenhuma. claro que cada um vê os outros com os olhos que tem, por isso, ainda vá. agora intelectual?

inteligente, se faz favor.

1 comentário:

  1. meu caro, concordo perfeitamente com essa tua abstenção. acho que eles são todos uns palhaços.

    ResponderEliminar