domingo, 23 de maio de 2010

um piano por um frigo



há uns dias encontrei no facebook um grupo qualquer chamado "feira de trocas", ou algo do género. a ideia é regressar ao tempo pre-argent, troca de bens por bens, onde toda a economia era de mercado (porque acontecia no mercado....).

isto tem muitos ramos pendurados, desde o fim dos bancos (excepto o alimentar), o fim da inflação, o fim dos economistas e dos contabilistas, o fim das dívidas (não de todas, suponho que um carpinteiro poderia trocar uma mesa para quatro por um cordeiro, mas tivesse de esperar que o animal crescesse, o que, mantendo o conceito de dívida, ainda assim eliminaria os juros), e um milhar de perguntas curiosas: como se pagaria a internet; como se valorizaria consultadoria (provavelmente com parte dos lucros, como hoje, mas o conceito de lucro seria diferente); que tipo de leilões haveria (e agora, esta magnífica vaca de 600 kilos, quem dá mais tecido por ela? seda, alguém disse seda?).

soa a utopia mas não é. não sei se o tal grupo funca bem (mas vou espreitar), eu é que não me fico pelas palavras e agi: troquei um frigorífico (que vai ficar em excesso na 3ª feira) por um piano (a precisar de afinação)!

e estou a colocar no mercado um excelente pacote de máquina de lavar roupa com muitos programas (que troco por plasma, com surround), um micro-ondas (que adoraria trocar por máquina de café, daquelas de pastilhas coloridas) e desumidificador (que pode ir de bónus numa das outras trocas ou, se a coisa correr mesmo bem, valer uma jantarada para dois, no burgo). mas isto são só ideias, porque neste tipo de mercado nunca se sabe que oportunidades poderão aparecer (massagens com óleos perfumados, uma scooter, um dia de trabalho de pedreiro ou uma viagem a torremolinos), e nunca se deixa de ouvir e considerar propostas.

4 comentários:

  1. também já por lá andei, e pareceu-me uma ideia genial.

    mas já trocas-te o frigo? ou por outra, já tens o piano?

    Os naifa vão aí prá semana, quem sabe não passam por aí prá tal noitada de musica...

    ResponderEliminar
  2. se tb vieres, eu garanto o pianito ;=)

    ResponderEliminar
  3. que o sistema monetário acabe é um dos meus sonhos…

    ResponderEliminar
  4. tocarem piano cá em casa é um dos meus

    ResponderEliminar