domingo, 17 de janeiro de 2010

can no eurosport



foi fds de fazer nada, apanhei alguns jogos do can, no eurosport. já gabei aqui o torneio, pelo tipo de futebol e pela dedicação dos adeptos, falta gabar outra das coisas que me agradam, lá: os comentadores do eurosport.

muita gente, siga futebol muito ou pouco, sabe das piadas que se fazem acerca dos comentadores da bola. chega a pontos de valer a pena retirar o som à televisão (sendo jogos portugueses, é o ideal, porque já não têm som ambiente), de insuportáveis que são.

o problema, acho, tem a ver com um defeito de micro-cultura profissional (profissão: comentador da bola), onde parece que cada um tenta ser mais erudito que o outro, como se ganhassem ao número de palavras caras e/ou expressões técnicas. depois, por estas estarem esgotadas e pela necessidade de inovação, inventam outras, que têm de ser ditas com ainda maior boca cheia.

resultado é um anedotário e um equiparar do nível de comentário nacional ao nível futebolístico português: rasteiro e ridículo.

quem segue jogos no eurosport habituou-se a ouvir um par de comentadores que comentam com evidente prazer e conhecimento, de suas graças nuno santos e olivier bonamici (também comentam outros desportos, com idêntico (des)empenho mas hoje só escrevo dos comentários ao futebol).

ouvindo-os, parece que estamos a ver futebol num bar, onde temos a sorte de, na mesa ao lado, estarem dois adeptos, sem preferências clubistas mas amantes do desporto, a falar do jogo. o conhecimento que transmitem não é exacerbado por palavreado, é apenas dito, em conversa, com o colega.

como bónus (não que fosse preciso, mas parece que as coisas realmente excepcionais o são em toda a amplitude), o sotaque de olivier, o meu preferido: é um adepto do mónaco que tem sempre coisas engraçadas para dizer, com a vantagem, mesmo quando a graça é pouca, do sotaque a complementar. um luxo.

p. s.- no canal memória apanha-se, muitas vezes em que transmitem jogos, comentários de um senhor de nome rui tovar. a técnica dele é diferente: low profile, vai falando o necessário para quem vê estar informado, e chega.

p. p. s.- já nos streams da internet se apanham jogos com comentários internacionais (os russos e os turcos têm um piadão), dos quais valorizo os britânicos em geral, principalmente os escoceses. já os espanhóis parece que estão a falar para retardados.....

2 comentários:

  1. Ainda hoje me deliciei com essa dupla, ao ver o camarões x zambia.

    Fantasticos, realmente.

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo...são dois jornalistas com a noção perfeita de que acima de tudo estão ali para ser apenas um complemento e não as "estrelas".Dá prazer ver o futebol só por eles.FANTASTICOS

    ResponderEliminar