sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

elogio da preguiça



p.s. (não julguem apressado, trata-se de um pre-scriptum) - fiquei com vontade de iniciar um ciclo, aqui. não precisa de ocupar o blogue todo, vou-lhe dedicar alguns post's, ocasionais. a ideia é elogiar factos, locais, conceitos, pessoas, ismos e/ou atitudes que sejam muita vezes (algumas fácil e injustamente) criticadas. passando ao conteúdo, começo com um pecado...

muitos de vocês, apesar de nem todos reconhecerem, acham que dificilmente poderia começar com melhor elogio.

as pessoas desancam nos preguiçosos, principalmente o patronato (risos, nunca imaginei contexto onde pudesse encaixar isto), os professores (estes tem alguma razão) e as donas de casa (não consegui evitar), por questões que tem a ver com produtividade.

é verdade que portugal tem um problema grave de produtividade, concordo. mas é um problema onde a vertente qualidade tem basto mais importância que a da quantidade.

e a qualidade remete-nos para a preguiça!

não estou a gozar. se não se confundir preguiça com imobilismo, é fácil ver que os preguiçosos produzem, apenas em menor quantidade, e levando mais tempo. o que lhes permite preparar melhor a acção antes de a executar. mesmo que essa preparação tenha a forma de uma soneca, umas horas na esplanada a ver as sandálias passear ou umas imperiais (finos, para quem não percebeu) com os amigos, a discutir futebol (ou qualquer outra que a cada um dê prazer).

a questão é mesmo a do prazer. quem faz algo forçado, diz que doi, e sai uma cagada (esta ainda menos pensei conseguir contextualizar). se o fizer com prazer e gosto, fa-lo (risos) durante mais tempo, e bem feito!

noutra perspectiva, toda a gente sabe que a produtividade dos espanhóis é maior e, mais grave, melhor que a nossa, e eles fazem "la siesta". e nós também dizemos, quase sempre com razão, que "depressa e bem não há quem".

outro argumento (igualmente discutível, certo), é de quem exercita muito o corpo, despreza a mente (claro que há excepções), logo, quem preguiça com gosto, liberta a mente, dá espaço aos sonhos (e nem preciso elaborar mais)...

p.s. (si, este é pos-scriptum) - para além da imagem habitual, vou colocar link para vídeo, em cada um dos elogios.

http://www.youtube.com/watch?v=hm-EemHYwZQ

4 comentários:

  1. Engraçado, recebi hoje o relatório da medicina no trabalho, que diz que estou com excesso de peso, e a precisar de fazer desporto.

    É a confirmação que estou a fazer as coisas bem ;-)

    ResponderEliminar
  2. quem faz esses relatórios são gajos invejosos, que não suportam ver alguém apresentar sinais exteriores de felicidade... quanto ao desporto, tás por quem, no open da austrália? para mim é a 1ª da dementieva, ou ganha a jelena (que testa)

    ResponderEliminar
  3. Olha, vi nas noticias que iam multar as meninas por usarem roupa demasiado ousada.

    Recuso-me a ver tal porcaria, com este tipo de censura. :-p

    ResponderEliminar
  4. É a tua cara!! ou feitio!! ou o que quiseres... quanto ao exercício... bah! e sou magrinhaaaa, quanto ás cachopas serem multadas... Bah! nova forma de corrupção, "tenho de a autuar ou então, bem... podemos arranjar outra solução...!"

    JB

    ResponderEliminar