matosinhos é uma cidade que me dá alguns assuntos para escrever, e tendo ido lá dois dias seguidos, vou escrever deles.
primeiro, o porto de leixões. não tenho grande afinidade com ele, mas zonas portuárias agradam-me, gosto das máquinas gigantes e da azáfama preguiçosa, julgo que seja gosto edificado aquando puto, ao acompanhar o meu pai ocasionalmente, no tempo dos despachantes alfandegários.
segundo, tenho lá assunto familiar pendente, e pendente há tempo demais, vai ser para breve.
terceiro, o ikea. gosto daquilo, do conceito deles, do modo como as peças encaixam suaves, do modo como "vendem" o país, do design. e calha ser sempre momento de animação ir lá, porque vamos sempre buscar sonhos domésticos de alguém.
quarto (era neste que devia ter encaixado o ikea, fazia uma piada parva, quarto, ikea....), matosinhos tem o edifício de câmara que mais admiro. por vezes, julgo que devia escrever mais de arquitectura, aqui, não tem saído, mas hoje é assunto de relevo. o projecto da câmara municipal de matosinhos, do arq. alcino soutinho, foi dos primeiros (primeiro com impacto) a ser edificado ou remodelado profundamente após o 25 de abril. tendo deixado um solar pré-existente, o edifício vale pela ampliação (autónoma), e vale por uma nova imagem de poder, que pretendia deixar de ser ditatorial para se transformar em administração participada. mais do que um bom conceito (e a arquitectura são conceitos....), uma excelente materialização (...... materializados).
quinto, último, e o facto que gerou o post: narciso miranda é candidato, de novo. suponho que a culpa seja dos matosinhasnos (pois, misturei com.....) por ele acreditar que vai ser eleito, e provavelmente, por o ser. o lema dos cartazes é "votem no coração", porque como o partido não o acolhe, ele vai de independente (corrupção brutal do conceito) e escolheu um logotipo em que, sobre coração escuro, estão as letras "n" e "m", de narciso miranda, suponho. como disse um amigo meu, tinha de se chamar narciso, de tão narcisista. há nomes que acordam mesmo com o carácter dos nomeados.
Sem comentários:
Enviar um comentário