quarta-feira, 21 de abril de 2010

continuação



termos sociais, modos de falar, expressões de cumprimento mais ou menos curiosas.

termina-se correspondência com "grato pela atenção, os melhores cumprimentos" (há quem deseje comprimentos, o que torna a situação embaraçosa). saúda-se alguém com "bom dia/boa tarde/boa noite", ou se for alguém próximo com "ora viva, como estás?". diz-se "obrigado/a" ou "agradecido/a" quando nos facultam passagem ou disponibilizam algo.

antigamente destapavam-se cabelos em cumprimento, dizia-se "vossa excelência". no japão fazem-se vénias profundas ainda hoje. grupos de pessoas têm cumprimentos especiais, particulares, associados ao grupo. os índios tornaram famosos o "ugh". os russos e os franceses osculam-se. no boxe encostam-se punhos no início do primeiro e último assalto (e já vi adversários cumprimentarem-se em todos, coisa fantástica) e na esgrima levanta-se o copo da arma até à máscara, para baixar em seguida.

há exemplos destes que variam por questões regionais, sociais, culturais, etárias, históricas, profissionais e muitos mais ais.

uma expressão que me desperta sorriso é "boa continuação", ou, simplesmente, "continuação". eu associo ao norte (zona de coisas mui boas, mesmo para além de expressões e culinária), esta faz-me sorrir porque a pessoa que o diz não faz ideia do que está a desejar que a pessoa continue.....

Sem comentários:

Enviar um comentário